Saiba porque fazer o check-up infantil é importante

Quem tem filhos pequenos sabe o quão importante é investir no acompanhamento médico deles. Por isso, é muito comum que profissionais de saúde solicitem um check-up infantil, que é um conjunto de exames clínicos que avaliam o estado do organismo e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Ao realizar o check-up com a frequência ideal, muitos problemas de saúde podem ser diagnosticados precocemente. É o caso de doenças crônicas, como asma e problemas no coração. Se diagnosticadas mais cedo, é possível ter mais chances de cura e melhores condições de tratamento.

Com o check-up infantil, você monitora a saúde do seu pequeno, reduzindo vários riscos. Neste artigo, vamos explicar qual é a frequência ideal desses exames, como funcionam e quais problemas podem detectar. Boa leitura!

Frequência ideal do check-up infantil

O check-up laboratorial em crianças deve ser regular, mas sua frequência muda de acordo com a faixa etária. Confira:

check up infantil

Essa frequência de check-ups laboratoriais ajuda a evitar várias doenças. Mas quais exames são feitos? Entenda a seguir cada uma das análises.

Exames solicitados no check-up laboratorial infantil

O primeiro exame feito nos bebês recém-nascidos é o teste do pezinho, que é uma das análises da chamada triagem neonatal. Realizado entre o segundo e o quinto dia de vida, o exame é feito para o diagnóstico precoce de doenças (congênitas ou infecciosas) assintomáticas.

Ao investigar esses problemas, é possível criar um plano de tratamento que pode amenizar sintomas e em muitos casos levar à cura. 

Também fazem parte da triagem neonatal outros exames mais específicos, como o teste da orelhinha e o teste do olhinho. Eles são realizados para a identificação de problemas auditivos e de visão, incluindo a possibilidade de tumores.

Depois desses testes, a criança passa a fazer um check-up infantil, que é bem parecido com os exames de rotina dos adultos. Aqui, no Centro de Medicina Nuclear da Guanabara (CMNG), criamos o Check-up Laboratorial Kids, um pacote de exames para analisar vários aspectos da saúde dos pequenos. Conheça a seguir:

Hemograma

Popularmente conhecido como “exame de sangue”, consiste na avaliação da saúde dos elementos do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). É indicado para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença relacionada a esses elementos. As anemias e infecções virais ou bacterianas são um exemplo de problema detectado via hemograma.

Glicemia e insulina

O exame avalia os níveis de glicose no sangue, bem como a atuação da insulina nele. O médico pode solicitar essa análise depois de observar o histórico familiar da criança e alguns sintomas indicativos de diabetes.

Colesterol total e frações

Mede a quantidade dos tipos de colesterol no sangue. Muitas vezes, esse exame é solicitado para identificar, ainda na infância, a hipercolesterolemia familiar (HF), doença caracterizada por níveis altos de colesterol. No futuro, ela pode causar problemas cardiovasculares. É recomendável que toda criança faça o exame entre os 9 e os 11 anos.

check-up infantil

Triglicérides

É um tipo de gordura encontrado no sangue e principal fonte de energia para os músculos. No entanto, quando em excesso, aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, daí a necessidade de incluí-lo no check-up infantil.

Urina rotina

Exame feito para avaliar a saúde da urina, investigando a presença de infecções e o funcionamento de rins e bexiga.

Parasitológico

Esse exame identifica os parasitas intestinais, isto é, os vermes e protozoários encontrados nas fezes. Pode ser solicitado pelo médico quando há presença de sintomas como dor de barriga, fraqueza e alterações na cor ou no aspecto das fezes.

Ferro

O exame mede a quantidade de células vermelhas do sangue (hemácias), que, quando reduzida, é um indicativo de anemia. 

Acompanhe o estado de saúde das crianças

Nem sempre é fácil identificar sintomas e necessidades da criança. Os exames de check-up são importantes para detectar as doenças antes mesmo que existam manifestações. É importante lembrar que essa é uma triagem inicial; caso haja alguma alteração, o profissional de saúde deverá solicitar exames complementares. 

Com o propósito de atender melhor os nossos clientes, criamos o Centro Check-up, unidade voltada para a detecção precoce de quaisquer anormalidades no organismo, além de fatores de risco. Criamos ainda um serviço exclusivo para o atendimento laboratorial de crianças e adolescentes, o Check-up Laboratorial Kids

Você já levou seu filho, enteado, sobrinho ou neto para realizar os exames? No CMNG, é possível realizar o check-up infantil. Consulte sobre a necessidade de jejum e os horários no nosso site ou pelo telefone.

Visite nosso site, conheça as unidades dos laboratórios do Centro de Medicina Nuclear da Guanabara e os serviços que prestamos. Continue acessando outros conteúdos em nosso blog!

Rate this post
Posts Relacionados

Saiba as causas e como fazer o tratamento da Poliomielite

A Poliomielite foi erradicada no Brasil no início dos anos 90, contudo, recentemente o Ministério da Saúde alertou sobre o risco de reintrodução do vírus no país, por conta de um baixo índice de vacinação em 300 cidades. Por ser uma doença viral, não existe tratamento da Poliomielite. Por isso é tão importante investir na […]

Sintomas da Leucemia: como descobrir e tratar a doença

O Fevereiro Roxo/Laranja é dedicado à conscientização do mal de Alzheimer e da Leucemia, doenças crônicas que demandam acompanhamento médico contínuo e uma intensa rotina de exames. A Leucemia é  bastante conhecida no nosso país. Recentemente, a atriz Susana Vieira, da Rede Globo de Televisão, foi diagnosticada com a doença. A surpresa da atriz com […]

Pesquisa

Posts Recentes